Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BIRDS COME IN BLACK

BELEZA (d)e VIAJAR

BIRDS COME IN BLACK

BELEZA (d)e VIAJAR

26 de Janeiro, 2017

Como Criar um Blogue - Guia de Iniciante

Raquel Dias

Queres começar um blog, mas não sabes como? Então eu ajudo!

Antes de mais tens de pensar "Sobre o que é que eu gosto de escrever, que interesses é que eu tenho?", depois começas a projectar a ideia. Não tenhas medo de escrever o que gostas, pois só funciona se falares sobre o que te dá prazer fazer, caso contrário vais perder o interesse.

Cria conteúdos apelativos que tu olhasses e dissesses "Isto é interessante!".

Tens de tentar adaptar para agradar ao teu público, tem de ser visual. Os primeiros meses vão ser assim um bocadinho difíceis pois como nunca fizeste podes-te sentir perdida/o, mas nada que com dedicação não se aprenda.

Para isso lê muitos blogues e deixa-te inspirar, faz perguntas sobre o que não perceberes. Depois tens de pensar que nome gostarias de dar ao blog, o mais comum e fácil é associar o nome ao conteúdo que publicas no teu blogue, mas pode ser o nome que mais gostares desde que não metas o nome de "A minha cozinha" e o teu blog é sobre "Beleza e maquilhagem".

 

Como criar a página do blog? 

Agora tens de ver se queres um blogue grátis ou se estas preparada/o já para pagar um. Eu comecei com um blog grátis que pertence à Sapo, que é o Blogs Sapo, é grátis e o layout é super intuitivo, tem imensos temas que podes escolher para o teu blog, alterar cores e feitios das letras, para começar é o ideal. Se por outro lado queres já um blogue um pouco mais profissional e até posteriormente ganhares algum dinheiro com ele, aconselho-te então a comprares um alojamento com domínio, eu fiz pela Amen.pt custa desde de 2.46€/mês, ou seja, 29.52€/12 meses.

Isto porque os blogues grátis são óptimos para começares a habituar-te e a ganhar seguidores, mas se no futuro a tua intenção for ganhar dinheiro convém teres o teu próprio domínio. Caso necessites de ajuda para criar, ou se não sabes como fazer deixa nos comentários que eu ajudo-te a criar o teu site para que tudo seja fácil para ti.

 

Onde criar a imagem do blog?

Agora que já tens tudo a postos é só trabalhar no blog e se queres ter uma imagem que te associe ao blog então aconselho-te o site Canva, foi lá que fiz a imagem de cabeçalho para o meu blog e é lá que crio muitas das imagens têm muitas opções, algumas são pagas caso queiram ter acesso ao serviço completo.

Para editar as fotos que eu tiro eu aconselho o Fotor, podem fazer o download do programa para o vosso computador ou podem fazer online. Isto porque as imagens são fundamentais para terem visualizações e para chamarem as pessoas porque são elas que cativam a pessoa a ver, e os títulos, um bom titulo com uma boa imagem é meio caminho para haver pessoas a carregar para ler o vosso texto.Procure e deixa-se se inspirar pelos layouts de outras páginas, pelas cores, tire ideias, mas não copiem pois querem um coisa única e vossa.

 

O que fazer para ter mais visualizações?

As redes sociais são o principal instrumento para quem quer divulgar a sua página, negócio, quase todos nós temos acesso às redes sociais e é muito simples fazer parte delas. Eu tenho o meu blogue divulgado no Instagram, que para quem não sabe a principal atracão são as imagens, depois temos o Facebook que nos permite criar uma página e divulga-la para darem a conhecer o vosso espaço e o Pinterest que acho que é a grande ferramenta para quem quer partilhar as suas coisas, aqui os títulos e as imagens são tudo para que as pessoas se interessem pelo vosso conteúdo.

Entre em grupos onde lhe permitam partilhar a sua página, visitem outros blogues, comentem, façam com que não se esqueçam de vocês, estejam presentes para que os outros estejam para vocês é importante fazer amizades online. Sozinhos não somos nada fazemos isto para o outro ler.