Roteiro pelo Norte de Portugal
As minhas férias começaram no inicio do mês de Agosto, onde todos os anos vou à festa que há na aldeia onde o meu pai nasceu, o Goulinho, uma aldeia que fica na Serra do Açor (na verdade não é uma aldeia porque não tem pessoas suficientes, é um lugar) é lindo e óptimo para descansar uns dias. Este ano a paisagem é triste devido aos incêndios do ano passado, mas nem isso lhe tira o charme.
A festa são 2 dias, há rifas, comes e bebes e música. Quem quiser ir a uma festa da aldeia já sabe o Goulinho é que é .
Depois das festividades na aldeia fomos passear pelo norte de Portugal, e vou mostrar-vos o que fiz e por onde andei.
(Festa do Goulinho)
1º dia (Goulinho - Arouca - Vale de Cambra - Esposende - Barcelos)
Saímos do Goulinho em direção a Arouca, tinha lá estado à 2 anos e não se via tanto gado como vi este ano, é bom voltar a ver os animais soltos pelas nossas serras, mesmo quando temos de parar para eles passarem .
Visitámos a Frecha da Mizarela e fomos almoçar a Vale de Cambra. Como o nosso destino era o Gerês, seguimos então mais a cima no mapa até Esposende, onde visitámos o Cemitério Medieval das Barreiras que é grátis e vale a pena para quem gosta de história e de ver, tentar perceber como viviam as pessoas neste tempo e como faziam as coisas. Visitámos também o Castro de São Lourenço que era uma aldeia que foi edificada pelos povos da Idade do Ferro. Parte ainda está bastante percetível e dá para ter uma ideia de como era a aldeia, o resta foi destruido com o tempo, a entrada também é gratuíta. O Período Romano também está presente, pois as casas deixam de ter a forma redonda e passam a ser em parte rectangulares.
Do Castro de São Lourenço podemos ir ao miradouro que nos permite alcançar vista sobre Esposende.
Com o cair da noite fomos dormir a Barcelos, onde nunca tinha ido e ver aqueles jardins e ruas arranjadas dá gosto. Fomos jantar ao Restaurante Babette e dormimos no Hotel da Bagoeira, mesmo no centro de Barcelos. Nessa noite estavam a decorrer as festas de Barcelos onde havia tanto artesanato bonito e muitos galos .
(Arouca)
(Arouca)
(Frecha da Mizarela)
(Cemitério Medieval das Barreiras)
(Castro de São Lourenço)
(Barcelos)
(Barcelos)
(Restaurante Babette)
(Restaurante Babette)
2º dia (Viana do Castelo - Vila Praia de Âncora - Tui - Valença)
Pela manhã seguimos até ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo que é l-i-n-d-o com uma arquitectura relativamente recente e é um sitio que chama muita gente pela sua imponência. De seguida visitámos o Forte de Pego de Fontes já em ruínas, mas que serviu de defesa da costa do Alto Minho.
Almoçámos pelo caminho e fomos logo para a praia de Vila Praia de Âncora o resto do dia.
Seguimos até Tui, em Espanha onde fomos ao Mercadona, uma rede de supermercados, com coisas incrivelmente mais baratas que aqui em Portugal e que estão a pensar em abrir no norte de Portugal, saímos de Espanha e fomos até Valença onde pernoitámos na Quinta da Raposeira e jantámos no Restaurante Bom Jesus, dentro da fortaleza.
(Santuário de Santa Luzia)
(Forte de Pego de Fontes)
(Mercadona Espanha)
3º dia (Valença - Soajo - Parada de Bouro)
Da parte da manhã aproveitámos para conhecer a Fortaleza de Valença e apreciar as lojas e todo o movimento que estas trazem, visitámos também o Museu de Interpretação que se encontra na fortaleza e as capelas. Seguimos até ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, onde almoçámos, vale a pena a visita porque além de ficar num sitio lindo, o próprio santuário é magnifico.
Seguimos pelo Parque Peneda-Gerês onde todas as paisagens eram lindas, dignas de um quadro.
Passámos por Soajo onde há um aglomerado de espigueiros, o mais antigo data de 1782 e alguns ainda hoje em dia alguns são usados. Para quem não sabe o espigueiro servia/ serve para secar o milho e evitar que os roedores o estragassem e por isso é que têm aquele formato.
Fomos visitar a Cascata do Arado no caminho pela serra e fomos dormir à Parada do Bouro na Casa Soral - Quinta do Sorilhal que é de longe a quinta mais bonita onde já fiquei a dormir, os donos são um amor, super prestáveis, maravilhosos. Quando lá chegámos já eram perto das 20:00h, tínhamos um lanche ajantarado à nossa espera, para não termos de sair à procura de restaurante e ainda nos colocaram a comida da cozinha à disposição, sem pagar mais por isso.
(Fortaleza de Valença)
(Fortaleza de Valença)
(Santuário da Nossa Senhora da Peneda)
(Espigueiros do Soajo)
(Espigueiros do Soajo)
(Gerês)
(Cascata do Arado)
4º dia (Serra do Gerês)
Da parte da manhã só fizemos piscina para descansar e aproveitar esta quinta maravilhosa, da parte da tarde fomos andar de kart pela Serra do Gerês, eu fui pela Gerêsmont, apesar do passeio ter sido agradável, não fiquei satisfeita com as condições dos karts, que estavam muito desgastados, não gostei que o kart tivesse parado numa subida porque a pessoa anterior tinha queimado a embraiagem e o senhor ainda se vira para mim e diz "então meu que já fizeste" e eu posso admitir que me passei e disse "não tenho culpa que me tenham dado um kart todo lixado" (maneira suave aqui, mas na verdade fui mais explosiva) o que fez com que não desse para aproveitar 100%.
Primeiro tinha feito encomenda de três moto 4 mas não haviam tivemos de ir de kart, depois fizeram o meu pai sair do kart e ir para uma moto 4. Enfim, o passeio vale a pena, mas se fosse a vocês escolhia outra empresa.
Levem roupa que possam sujar, porque o pó vai ser muito e convém que saibam que vão sujar a vossa roupa e levem um lenço para tapar o nariz e boca, embora eles não avisem, levem!
Depois desta sujeira toda voltámos para a quinta e fomos outra vez para a piscina. Jantámos no Restaurante da Pousadela, que tem uma vista lindaaaaa, e dormimos no mesmo sitio da noite anterior.
(Casa Soral - Quinta Sorilhal)
(Kart Gerês)
(Kart Gerês)
(Miradouro da Pousadela)
(Restaurante da Pousadela)
(Restaurante da Pousadela)
5º dia (Valdreu - Arcos de Valdevez - Guimarães - Goulinho)
No último dia pelo Gerês fomos até Valdreu, onde visitámos a Igreja de Santo António de Mixões da Serra.
Seguimos até Arcos de Valdevez para percorrer um pouco dos Passadiços - Ecovia do Vez. Por fim fomos até Guimarães onde paramos para ver o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança.
No final voltámos ao Goulinho onde esta viagem começou.
(Igreja de Santo António de Mixões da Serra)
(Ecovia do Vez)
(Ecovia do Vez)
(Guimarães)
(Guimarães)
(Todas as fotos são minhas e sem filtros)
E pronto como tudo o que é bom acaba depressa agora tenho mais 4 dias para gastar quando apanhar ai um feriado.
Espero que tenham gostado deste post, onde vos mostro um pouco do que foi as minhas férias e do que visitei para que possam fazer o vosso próprio itinerário.
Todas as reservas de quarto fiz pelo Booking e se vocês fizerem uma reserva por aqui que é o meu link eu recebo 15€ e vocês também recebem 15€ no cartão de crédito. (Não basta reservarem têm de ficar hospedados e só depois é que recebem o dinheiro)
P.S.: Está a decorrer um passatempo no Instagram se quiserem participar é só clicar aqui.
E vocês já foram de férias? Se sim, para onde? Contem-me tudo nos comentários.
Beijinhooos
(Este post não é patrocinado, mas contém links afiliados)